quarta-feira, 1 de maio de 2013

E FOI ASSIM QUE TUDO COMEÇOU...



Contando o tempo desde que vim trabalhar no bairro da Aclimação até comprar casa no próprio bairro, já foram mais de vinte nos. E assim se passaram os anos... Sou da região da Vila Mariana, quando bem jovem morei na Rua Itaóca, paralela da Rua Luís Góes, estudei no Colégio Érico de Abreu Sodré, depois no Colégio Brasílio Machado. Tenho uma relação muito forte com a Região. Assim como quem mora na Aclimação, sabe muito bem do que estou falando. A Aclimação me conquistou desde os primeiros tempos em eu chegava para trabalhar e podia estacionar o carro na rua da produtora tranqüilamente sem a preocupação de assaltos, riscos nos carros e outras tantas violências gratuitas, me lembro que podia atravessar a rua Brás Cubas sem a preocupação dos carros que poderiam me atropelar. Tinha espetinho na rua, sim, tinha, mas, era no bar do Hermann. Me lembro que até pouco tempo, se não me falha a memória, o chope do Hermann era considerado pelos apreciadores de um chope bem tirado, o melhor da região, no ponto certo, tanto no colarinho como na temperatura. Naquele tempo nem o Veloso, existia! Na rua Brás Cubas, vão lembrar os mais velhos, no quintal de uma casa, teve até uma ilustre moradora, sim, uma leoa, que ficava no quintal - garagem da casa. As pessoas passavam pelo portão no final da tarde vindas do trabalho ou indo para a escola Hellen Keller e paravam para admirar o maravilhoso exemplar felino. E os ônibus que passavam...., quando a ilustre moradora estava no quintal - garagem, os motoristas sempre paravam para os passageiros se deleitassem com a figura ferina, animal arisco que obedecia a dona apenas com  um chicotinho, enfim, memórias... E tudo isso sem brigas ou aglomerações.
Assim como eu, muitos moradores devem ter suas memórias guardadas em algum ponto do cérebro.
Prédios, quase não existiam, tinha um ou outro. Esses poucos com seus 3 ou 4 andares,  nos permitiam vislumbrar com clareza o céu, ainda azul.
Mas a modernidade e a verticalização vão chegando e com elas a silenciosa violência, o esvaziamento das ruas com o aumento da movimentação de carrões. Sei de histórias de proprietários de casas que foram forçados por empreendedoras a vender o seu bem. Outros tantos vendem por livre e espontânea vontade, casa grande, filhos casando mudando e os pais ficam sozinhos, fica como alternativa a venda da casa. E o que acontece com o terreno??? Bem, a construção do arranha céu que chega sem respeito as leis que estabelecem o limite da construção vertical ou horizontal, não importa, o importante para os empreendedores é construir sem limite, e depois ver como aprovar o projeto.
Crescimento é bom, modernidade também!
Crescimento de uma cidade ou um bairro desordenadamente, sem planejamento, não!
E nem é preciso dizer o que acontece, pois todos nós sofremos com este descaso. Essa é uma luta nossa, uma luta de toda a sociedade!
Para que vale um vereador que se intitula "o vereador do bairro"? A atribuição do vereador é fazer as leis e fiscalizar o trabalho do executivo, não é mesmo?
Sim, todos sabemos que vereador é votado para defender as necessidades da sociedade civil. E no entanto, o que estamos vendo é um grande descaso. Por este motivo, a partir de hoje, adotamos o Vereador Dalton Silvano neste blog, vamos colocar tudo o que diz respeito a vida pública do vereador, seja na Aclimação ou na Zona Leste, que são seus redutos eleitorais.

Hoje 1º de Maio de 2013, vamos arregaçar as mangas e mãos a obra! Começamos aqui a encher nossa laje!

Muito obrigada

Nenhum comentário:

Postar um comentário